quinta-feira, 26 de abril de 2012

O chef Henrique Sá Pessoa



O meu cozinheiro favorito é o grande Henrique Sá Pessoa.

Eis algumas notas biográficas sobre este cozinheiro.

Henrique Sá Pessoa tirou o curso de cozinha no Pennsylvania Institute of Culinary Arts na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos entre 1996 e 1997. Começou a sua carreira profissional em Londres no prestigiado Park Lane Hotel, em Picadilly, onde permaneceu até finais de 1999. Após a sua experiência em Londres teve oportunidade através de uma transferência na cadeia Starwood de ir para Sydney trabalhar no Sheraton on the Park onde trabalhou nas várias secções da cozinha do Hotel.
Em 2002 regressou a Portugal e ingressou na equipa do Lapa Palace da cadeia Orient Express. Trabalhou no Restaurante Cirpiani até 2003. Foi na sua próxima experiência onde pela primeira vez desempenhou as funções de chefe de cozinha no Restaurante Xarope em Cascais.
Em 2004 foi para o Restaurante La Villa na praia do Tamariz também como chefe de cozinha onde era responsável por uma brigada de dez cozinheiros e de todas as ementas do restaurante.

Em Novembro de 2005 foi vencedor do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais prestigiante concurso de cozinha em Portugal.
.
Iniciou também uma nova etapa na sua carreira com o programa “Entre Pratos” no canal 2 da RTP que semanalmente dá ideias novas e acessíveis de uma forma descontraída a todos aqueles que desfrutam dos prazeres da cozinha.

Em 2007 recebeu o prémio de figura do ano atribuído pela Revista “Inter Magazine” no Congresso dos Profissionais de Cozinha, em Santarém, e em 2008 recebeu o prémio Arte de Cozinha atribuído pela Academia Portuguesa de  Gastronomia.

No ano de 2009 dá início ao seu primeiro projecto próprio intitulado Alma, Henrique Sá Pessoa.
Define a sua cozinha como contemporânea, usando sempre os produtos em época. O restaurante Alma foi nomeado no ano de abertura como o melhor restaurante pela Revista de Vinhos.
 Com estreia em Novembro de 2010, “O Ingrediente Secreto” foi o novo programa semanal do chefe no horário nobre da RTP2 aos Domingos.
 Lançou em 2010 o seu terceiro livro “Curso de Cozinha” e estão previstos mais dois lançamentos em 2011 associados ao programa de televisão.
Esta informação foi tirada de:
http://cefcozinha-csmartinho.blogspot.pt/2010/10/biografia-de-henrique-sa-pessoa.html

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como tudo começou

Olá, boa noite

Hoje vou  contar-lhes como começou o meu interesse pela cozinha.
Tudo começou era eu ainda uma menina que vivia no alentejo com os meus pais e irmãos.


Como sou muito gulosa, apeteceu-me um doce, como não havia decidi fazer um bolo que ficou uma delícia. Desde então não parei de exprimentar receitas novas de doces.
Certo dia acordei com uma vontade enorme de ir mexer nos tachos e panelas, e foi nesse dia que se fez uma espécie de clic, e peguei numa receita de bacalhau à bráz e comecei a executá-la com umas pequenas alterações. Os meus pais adoraram e fartaram-se de me dar elogios.


Ainda hoje faço este bacalhau á bráz,
Aqui lhes deixo a receita

2 celolas médias, 5 dentes de alho, uma folha de louro
500g de batatas fritas ( batata palha)
2 postas de bacalhau desfiado
8 ovos, salsa picada, sumo de limão

Num tacho fundo junte 5 colheres de sopa de azeite, junte a cebola cortada em rodelas, a folha de loura  e o alho picado e deixe alourar um pouco.
Envolva o bacalhau desfiado e depois as batatas fritas, o sumo de limão e uma pitada de pimenta envolvendo tudo muito bem e de seguida bata bem os ovos e junte-os ao  preparado  mexendo durante 2 minutos.Sirva com salsa picada e uma salada de alface.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bolo de Espinafres

Bolo de Espinafres

Ingredientes
0,8 kg de espinafres frescos
4      ovos
0,15l de óleo
0,36 kg açúcar
0,27 kg farinha
0,005 kg de fermento

Preparação
Lavar bem os espinafres;
Separar as gemas das claras;
Misturar as gemas, óleo e os espinafres, levar tudo ao liquidificador;
Juntar o açúcar, a farinha e o fermento;
Bater as claras em castelo e envolver no preparado;
Untar uma forma com manteiga e polvilhe com farinha e leve ao forno a 180º
Tempo de cozedura + ou - 40 minutos.
Bom Apetite!!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bifinhos com cogumelos

Receita

Bifinhos de peru com cogumelos e natas


500g de bifinhos
Uma lata de cogumelos
Um pacote de natas de soja
Oleo fula
Farinha
Alhos e Um limão
Uma folha de louro e pimenta
Uma chavena de café e mostarda e sal.

Preparação:
Tempere os bifinhos com o sumo de limão, alho, sal, pimenta e a folha de louro.
Passe os por farinha e numa frigideira funda fritos ligeiramente. Retire a carne da frigideira e adicione os cogumelos e salteios ligeiramente,depois junte a carne, o café e uma pitada de mostarda e as natas, deixe apurar e sirva com arroz branco e uma salada mista.

Apresentação do blog

O meu blog é dedicado a todas as pessoas que gostam de cozinhar. Aqui lhes deixo uma das minhas receitas favoritas: bacalhau com natas!

Ingredientes:Bacalhau demolhado
Azeite
alho
louro
cebola
cenoura
batatas
óleo para fritar
farinha
margarina
leite
noz moscada
pimenta
sumo de limão
sal
natas
Pão ralado

Preparação:

Coza o bacalhau, limpe-o de peles e de espinhas e desfaça-o em lascas. Corte a cebola em meias luas, pique o alho e leve ao lume numa frigideira com azeite e uma folha de louro. Quando a cebola começar a ficar translucida, junte o bacalhau e deixe cozinhar. Rale a cenoura e junte ao preparado do bacalhau. Rectifique de sal e pimenta, mexa bem e reserve.
Entretanto corte as batatas em cubos ou rodelas e frite em óleo bem quente. (As batatas não precisam de ficar douradas!)
Faça o molho bechamel. Coloque num tacinho um bocadinho de margarina a derreter, polvilhe com farinha e deixe a farinha cozer. Vá depois juntando leite pouco a pouco, até a mistura ficar com a consistência desejada. Tempere de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
É então altura de juntar as batatas com a mistura de bacalhau e com o molho bechamel. Misturar bem e colocar num pirex. Regar tudo com as natas e polvilhar por cima com pão ralado.
Levar a forno quente até ficar tostadinho!

Bom Apetite!