quarta-feira, 30 de maio de 2012

Critica ao filme Gilbert Grape (1993)

Olá, boa noite

Hoje vou comentar um filme que tive a oportunidade de ver pela primeira vez esta semana.

Sinopse do filme
Gilbert Grape é um adolescente comum que vive numa cidade chamada Endora, onde as perspectivas do futuro não são muito boas. Após a morte do pai, que se suicidou no porão, ele sustenta a família : a mãe que sofre de obesidade mórbida e come sem parar, o irmão mais novo deficiente mental, e duas irmãs, uma rebelde e outra introvertida. Mas a chegada de uma jovem forasteira mudará o rumo da sua vida. .
Realizador: Lasse Hallström
Elenco: Johnny Depp, Leonardo DiCaprio e Juliette Lewis
Argumento: Peter Hedges
Gostei do filme, por ser uma história que tem muito a ver com a realidade de algumas famílias.
Com as  grandes  interpretações de Johnny Depp, Leonardo  Di Caprio e Juliette  Lewis, o filme impressiona pela sua simplicidade e pelo drama familiar.
O filme trata da necessidade de fazer escolhas na vida, o delicado momento em que devemos optar por seguir os nossos sonhos ou continuar a cuidar da família por achar que é o correcto.
O desempenho de Gilbert  a  cuidar do seu irmão Arnie, que é autista, é impressionante. Também foi emocionante  apreciar a dedicação e o carinho que ele lhe dava.
Quando  Gilbert conhece a jovem Becky ,  apaixona-se  por ela e ela por ele, e aí começa a grande aventura, porque  Becky  e a avó viajam de caravana pelo mundo e, por isso, Becky tem a mente aberta  para aceitar diferenças. Aceita a família de Gilbert, compreende o problema da mãe e começa a gostar muito de Arnie, e ele dela.
A morte da mãe é um golpe duro para os filhos e, após ultrapassarem esse desgosto, eles procuram, cada um de sua forma, encontrar o seu caminho.
No final,  Becky regressa  à cidade de Gilbert para o levar e ao irmão Arnie e seguem viagem como uma família.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cozinheiro Chef Tiago Bonito

Boa noite, hoje vou  falar-lhes do chef  Tiago Bonito,um cozinheiro que foi nomeado cozinheiro do ano em 2011...


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mercado de Goa



Quando for a Goa  , vale a pena visitar o mercado.

Gastronomia de Goa II

Aqui lhes deixo uma receita apetitosa de Goa, Vindalho.

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
1kg de carne de porco cortada em cubos
1 cabeça de alhos
1 colher de sopa de cominhos
1 colher de sopa de curcuma (açafrão das índias)
1/2 colher de sopa de pimenta
2 colheres de sopa de piri-piri moído (eu coloquei bastante menos...)
5 cebolas
4 colheres de sopa de vinagre
sal q.b.
óleo vegetal

Preparação:

Tempere a carne com todos os temperos e deixe ficar durante pelo menos 6 horas no frigorífico, mas de preferência de um dia para o outro.
Corte depois as cebolas em rodelas finas e frite-as no óleo. Junte a carne e deixe fritar bem,
Adicione depois 3 chávenas de água e deixe cozinhar lentamente até a carne estar macia e cozinhada. Se necessário junte mais sal e vinagre.
Sirva com arroz basmati ou thai jasmim bem soltinho.

Bom Apetite!

Gastronomia de Goa I

Gastronomia de Goa


Embora a cozinha goesa esteja em risco de perder a sua especificidade com a globalização crescente, ainda é possível provar em alguns restaurantes especialidades que resultam da fusão da exuberante cozinha indiana com os brandos costumes portugueses (que a tornam menos picante e mais saborosa). "Cabidel", "fejuade", "calde" verde, "recheiados", sarapatel, vindalho ou vindaloo, balchão, caril e chacuti e assado de bife, são algumas das receitas que poderá degustar. Goa é umas das poucas regiões da Índia onde é possível comer carne de vaca e excelentes camarões, lagostins, lagosta e peixes grelhados (atum, douradas, chaputas, pargos, etc...). Nas sobremesas, não perca a deliciosa bebinca, o tradicional bolo feito às camadas ao longo de várias horas, só possível com a paciência e o lento correr do tempo de Goa.


Delicie-se com uma das especialidades da cozinha goesa: BEBINCA!!!

Especiarias de Goa I

Hoje apetece-me falar de especiarias de Goa que eu costume de utilizar nos meus cozinhados.

CRÓNICAS DA FLOR: Ervas Aromáticas VIII


Funcho


Planta herbácea perene, cheiro intenso.
As folhas e as sementes são excelentes na culinária, em pratos de peixe, lentilhas, arroz e batatas.

diurética, anti-séptica, digestiva e anti-flatulente.

CRÓNICAS DA FLOR: ERVAS AROMÁTICAS VII


A pimenta malagueta, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o seu consumo auxilia no melhoramento de dores de cabeça e enxaqueca. A mesma pimenta usada para fazer tempero também inclui na sua composição uma série de medicamentos naturais que já eram usados pelos povos primitivos. Dessa forma, quem adiciona o fruto ao cardápio diário conta com uma série de vantagens.

CRÓNICAS DA fLOR: ERVAS AROMÁTICAS VI


Todas as hortelãs possuem vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tónica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades anticépticas e ligeiramente anestésicas . Bom para dores de cabeça e dores abdominais, calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.


 

CRÓNICAS DA fLOR: ERVAS AROMÁTICAS V


O poejo tem imensas propriedades medicinais. Destacam-se o seu poder cicatrizante e anticéptico, reumatismo, dores menstruais, bronquite, tosse, em crises nervosas, alivia inflamação e fermentação intestinal, azia, arroto e em estados gripais e resfriados é bom para escaldar pés. O chá de poejo é também utilizado para combater os vermes intestinais.

CRÓNICAS DA fLOR: ERVAS AROMÁTICAS IV

O Manjericão

Planta herbácea, de caule ereto, folhas ovaladas e opostas e flores pequeninas e lilases. As flores e folhas são usadas como condimento, de sabor suave e picante.

Crónicas da Flor: Ervas Aromáticas III

A salsa ou salsinha pode ser empregada em qualquer tipo de prato, sendo tempero de carnes, legumes, saladas, sopas e molhos. É empregada também na ornamentação desses pratos. É rica em vitaminas A e C, além de apresentar outras vitaminas, como niacina, tiamina e riboflavina, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Crónicas da FLOR: Ervas Aromáticas II


O cebolinho tem propriedades, anti-helmíntica ( agem localmente para expelir os vermes do trato gastrointestinal), digestiva, diurética, hipotensora.
É indicado para desintoxicação de fumadores, doenças das vias respiratórias, gripe, hipertensão, mau funcionamento dos rins, problemas digestivos
.

AS Crónicas da Flor: Ervas Aromáticas - I


Apesar de já ter alguns conhecimentos sobre ervas aromáticas, achei interessante fazer uma pesquisa sobre os seus benefícios para a saúde, de modo a organizar melhor os meus conhecimentos sobre o assunto.


Os coentros têm propriedades anti-séptico, anti-espasmódico, excitante, estimulante e cicatrizante.
É um bom estimulante da mucosa gástrica, pelo que se utiliza no tratamento de doenças do sistema digestivo e melhora as digestões lentas.
Utiliza-se para o tratamento dos problemas de gases.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O chef Henrique Sá Pessoa



O meu cozinheiro favorito é o grande Henrique Sá Pessoa.

Eis algumas notas biográficas sobre este cozinheiro.

Henrique Sá Pessoa tirou o curso de cozinha no Pennsylvania Institute of Culinary Arts na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos entre 1996 e 1997. Começou a sua carreira profissional em Londres no prestigiado Park Lane Hotel, em Picadilly, onde permaneceu até finais de 1999. Após a sua experiência em Londres teve oportunidade através de uma transferência na cadeia Starwood de ir para Sydney trabalhar no Sheraton on the Park onde trabalhou nas várias secções da cozinha do Hotel.
Em 2002 regressou a Portugal e ingressou na equipa do Lapa Palace da cadeia Orient Express. Trabalhou no Restaurante Cirpiani até 2003. Foi na sua próxima experiência onde pela primeira vez desempenhou as funções de chefe de cozinha no Restaurante Xarope em Cascais.
Em 2004 foi para o Restaurante La Villa na praia do Tamariz também como chefe de cozinha onde era responsável por uma brigada de dez cozinheiros e de todas as ementas do restaurante.

Em Novembro de 2005 foi vencedor do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais prestigiante concurso de cozinha em Portugal.
.
Iniciou também uma nova etapa na sua carreira com o programa “Entre Pratos” no canal 2 da RTP que semanalmente dá ideias novas e acessíveis de uma forma descontraída a todos aqueles que desfrutam dos prazeres da cozinha.

Em 2007 recebeu o prémio de figura do ano atribuído pela Revista “Inter Magazine” no Congresso dos Profissionais de Cozinha, em Santarém, e em 2008 recebeu o prémio Arte de Cozinha atribuído pela Academia Portuguesa de  Gastronomia.

No ano de 2009 dá início ao seu primeiro projecto próprio intitulado Alma, Henrique Sá Pessoa.
Define a sua cozinha como contemporânea, usando sempre os produtos em época. O restaurante Alma foi nomeado no ano de abertura como o melhor restaurante pela Revista de Vinhos.
 Com estreia em Novembro de 2010, “O Ingrediente Secreto” foi o novo programa semanal do chefe no horário nobre da RTP2 aos Domingos.
 Lançou em 2010 o seu terceiro livro “Curso de Cozinha” e estão previstos mais dois lançamentos em 2011 associados ao programa de televisão.
Esta informação foi tirada de:
http://cefcozinha-csmartinho.blogspot.pt/2010/10/biografia-de-henrique-sa-pessoa.html

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como tudo começou

Olá, boa noite

Hoje vou  contar-lhes como começou o meu interesse pela cozinha.
Tudo começou era eu ainda uma menina que vivia no alentejo com os meus pais e irmãos.


Como sou muito gulosa, apeteceu-me um doce, como não havia decidi fazer um bolo que ficou uma delícia. Desde então não parei de exprimentar receitas novas de doces.
Certo dia acordei com uma vontade enorme de ir mexer nos tachos e panelas, e foi nesse dia que se fez uma espécie de clic, e peguei numa receita de bacalhau à bráz e comecei a executá-la com umas pequenas alterações. Os meus pais adoraram e fartaram-se de me dar elogios.


Ainda hoje faço este bacalhau á bráz,
Aqui lhes deixo a receita

2 celolas médias, 5 dentes de alho, uma folha de louro
500g de batatas fritas ( batata palha)
2 postas de bacalhau desfiado
8 ovos, salsa picada, sumo de limão

Num tacho fundo junte 5 colheres de sopa de azeite, junte a cebola cortada em rodelas, a folha de loura  e o alho picado e deixe alourar um pouco.
Envolva o bacalhau desfiado e depois as batatas fritas, o sumo de limão e uma pitada de pimenta envolvendo tudo muito bem e de seguida bata bem os ovos e junte-os ao  preparado  mexendo durante 2 minutos.Sirva com salsa picada e uma salada de alface.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bolo de Espinafres

Bolo de Espinafres

Ingredientes
0,8 kg de espinafres frescos
4      ovos
0,15l de óleo
0,36 kg açúcar
0,27 kg farinha
0,005 kg de fermento

Preparação
Lavar bem os espinafres;
Separar as gemas das claras;
Misturar as gemas, óleo e os espinafres, levar tudo ao liquidificador;
Juntar o açúcar, a farinha e o fermento;
Bater as claras em castelo e envolver no preparado;
Untar uma forma com manteiga e polvilhe com farinha e leve ao forno a 180º
Tempo de cozedura + ou - 40 minutos.
Bom Apetite!!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bifinhos com cogumelos

Receita

Bifinhos de peru com cogumelos e natas


500g de bifinhos
Uma lata de cogumelos
Um pacote de natas de soja
Oleo fula
Farinha
Alhos e Um limão
Uma folha de louro e pimenta
Uma chavena de café e mostarda e sal.

Preparação:
Tempere os bifinhos com o sumo de limão, alho, sal, pimenta e a folha de louro.
Passe os por farinha e numa frigideira funda fritos ligeiramente. Retire a carne da frigideira e adicione os cogumelos e salteios ligeiramente,depois junte a carne, o café e uma pitada de mostarda e as natas, deixe apurar e sirva com arroz branco e uma salada mista.

Apresentação do blog

O meu blog é dedicado a todas as pessoas que gostam de cozinhar. Aqui lhes deixo uma das minhas receitas favoritas: bacalhau com natas!

Ingredientes:Bacalhau demolhado
Azeite
alho
louro
cebola
cenoura
batatas
óleo para fritar
farinha
margarina
leite
noz moscada
pimenta
sumo de limão
sal
natas
Pão ralado

Preparação:

Coza o bacalhau, limpe-o de peles e de espinhas e desfaça-o em lascas. Corte a cebola em meias luas, pique o alho e leve ao lume numa frigideira com azeite e uma folha de louro. Quando a cebola começar a ficar translucida, junte o bacalhau e deixe cozinhar. Rale a cenoura e junte ao preparado do bacalhau. Rectifique de sal e pimenta, mexa bem e reserve.
Entretanto corte as batatas em cubos ou rodelas e frite em óleo bem quente. (As batatas não precisam de ficar douradas!)
Faça o molho bechamel. Coloque num tacinho um bocadinho de margarina a derreter, polvilhe com farinha e deixe a farinha cozer. Vá depois juntando leite pouco a pouco, até a mistura ficar com a consistência desejada. Tempere de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
É então altura de juntar as batatas com a mistura de bacalhau e com o molho bechamel. Misturar bem e colocar num pirex. Regar tudo com as natas e polvilhar por cima com pão ralado.
Levar a forno quente até ficar tostadinho!

Bom Apetite!