quarta-feira, 30 de maio de 2012

Critica ao filme Gilbert Grape (1993)

Olá, boa noite

Hoje vou comentar um filme que tive a oportunidade de ver pela primeira vez esta semana.

Sinopse do filme
Gilbert Grape é um adolescente comum que vive numa cidade chamada Endora, onde as perspectivas do futuro não são muito boas. Após a morte do pai, que se suicidou no porão, ele sustenta a família : a mãe que sofre de obesidade mórbida e come sem parar, o irmão mais novo deficiente mental, e duas irmãs, uma rebelde e outra introvertida. Mas a chegada de uma jovem forasteira mudará o rumo da sua vida. .
Realizador: Lasse Hallström
Elenco: Johnny Depp, Leonardo DiCaprio e Juliette Lewis
Argumento: Peter Hedges
Gostei do filme, por ser uma história que tem muito a ver com a realidade de algumas famílias.
Com as  grandes  interpretações de Johnny Depp, Leonardo  Di Caprio e Juliette  Lewis, o filme impressiona pela sua simplicidade e pelo drama familiar.
O filme trata da necessidade de fazer escolhas na vida, o delicado momento em que devemos optar por seguir os nossos sonhos ou continuar a cuidar da família por achar que é o correcto.
O desempenho de Gilbert  a  cuidar do seu irmão Arnie, que é autista, é impressionante. Também foi emocionante  apreciar a dedicação e o carinho que ele lhe dava.
Quando  Gilbert conhece a jovem Becky ,  apaixona-se  por ela e ela por ele, e aí começa a grande aventura, porque  Becky  e a avó viajam de caravana pelo mundo e, por isso, Becky tem a mente aberta  para aceitar diferenças. Aceita a família de Gilbert, compreende o problema da mãe e começa a gostar muito de Arnie, e ele dela.
A morte da mãe é um golpe duro para os filhos e, após ultrapassarem esse desgosto, eles procuram, cada um de sua forma, encontrar o seu caminho.
No final,  Becky regressa  à cidade de Gilbert para o levar e ao irmão Arnie e seguem viagem como uma família.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cozinheiro Chef Tiago Bonito

Boa noite, hoje vou  falar-lhes do chef  Tiago Bonito,um cozinheiro que foi nomeado cozinheiro do ano em 2011...


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mercado de Goa



Quando for a Goa  , vale a pena visitar o mercado.

Gastronomia de Goa II

Aqui lhes deixo uma receita apetitosa de Goa, Vindalho.

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
1kg de carne de porco cortada em cubos
1 cabeça de alhos
1 colher de sopa de cominhos
1 colher de sopa de curcuma (açafrão das índias)
1/2 colher de sopa de pimenta
2 colheres de sopa de piri-piri moído (eu coloquei bastante menos...)
5 cebolas
4 colheres de sopa de vinagre
sal q.b.
óleo vegetal

Preparação:

Tempere a carne com todos os temperos e deixe ficar durante pelo menos 6 horas no frigorífico, mas de preferência de um dia para o outro.
Corte depois as cebolas em rodelas finas e frite-as no óleo. Junte a carne e deixe fritar bem,
Adicione depois 3 chávenas de água e deixe cozinhar lentamente até a carne estar macia e cozinhada. Se necessário junte mais sal e vinagre.
Sirva com arroz basmati ou thai jasmim bem soltinho.

Bom Apetite!

Gastronomia de Goa I

Gastronomia de Goa


Embora a cozinha goesa esteja em risco de perder a sua especificidade com a globalização crescente, ainda é possível provar em alguns restaurantes especialidades que resultam da fusão da exuberante cozinha indiana com os brandos costumes portugueses (que a tornam menos picante e mais saborosa). "Cabidel", "fejuade", "calde" verde, "recheiados", sarapatel, vindalho ou vindaloo, balchão, caril e chacuti e assado de bife, são algumas das receitas que poderá degustar. Goa é umas das poucas regiões da Índia onde é possível comer carne de vaca e excelentes camarões, lagostins, lagosta e peixes grelhados (atum, douradas, chaputas, pargos, etc...). Nas sobremesas, não perca a deliciosa bebinca, o tradicional bolo feito às camadas ao longo de várias horas, só possível com a paciência e o lento correr do tempo de Goa.


Delicie-se com uma das especialidades da cozinha goesa: BEBINCA!!!

Especiarias de Goa I

Hoje apetece-me falar de especiarias de Goa que eu costume de utilizar nos meus cozinhados.

CRÓNICAS DA FLOR: Ervas Aromáticas VIII


Funcho


Planta herbácea perene, cheiro intenso.
As folhas e as sementes são excelentes na culinária, em pratos de peixe, lentilhas, arroz e batatas.

diurética, anti-séptica, digestiva e anti-flatulente.

CRÓNICAS DA FLOR: ERVAS AROMÁTICAS VII


A pimenta malagueta, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o seu consumo auxilia no melhoramento de dores de cabeça e enxaqueca. A mesma pimenta usada para fazer tempero também inclui na sua composição uma série de medicamentos naturais que já eram usados pelos povos primitivos. Dessa forma, quem adiciona o fruto ao cardápio diário conta com uma série de vantagens.

CRÓNICAS DA fLOR: ERVAS AROMÁTICAS VI


Todas as hortelãs possuem vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tónica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades anticépticas e ligeiramente anestésicas . Bom para dores de cabeça e dores abdominais, calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.


 

CRÓNICAS DA fLOR: ERVAS AROMÁTICAS V


O poejo tem imensas propriedades medicinais. Destacam-se o seu poder cicatrizante e anticéptico, reumatismo, dores menstruais, bronquite, tosse, em crises nervosas, alivia inflamação e fermentação intestinal, azia, arroto e em estados gripais e resfriados é bom para escaldar pés. O chá de poejo é também utilizado para combater os vermes intestinais.

CRÓNICAS DA fLOR: ERVAS AROMÁTICAS IV

O Manjericão

Planta herbácea, de caule ereto, folhas ovaladas e opostas e flores pequeninas e lilases. As flores e folhas são usadas como condimento, de sabor suave e picante.

Crónicas da Flor: Ervas Aromáticas III

A salsa ou salsinha pode ser empregada em qualquer tipo de prato, sendo tempero de carnes, legumes, saladas, sopas e molhos. É empregada também na ornamentação desses pratos. É rica em vitaminas A e C, além de apresentar outras vitaminas, como niacina, tiamina e riboflavina, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Crónicas da FLOR: Ervas Aromáticas II


O cebolinho tem propriedades, anti-helmíntica ( agem localmente para expelir os vermes do trato gastrointestinal), digestiva, diurética, hipotensora.
É indicado para desintoxicação de fumadores, doenças das vias respiratórias, gripe, hipertensão, mau funcionamento dos rins, problemas digestivos
.

AS Crónicas da Flor: Ervas Aromáticas - I


Apesar de já ter alguns conhecimentos sobre ervas aromáticas, achei interessante fazer uma pesquisa sobre os seus benefícios para a saúde, de modo a organizar melhor os meus conhecimentos sobre o assunto.


Os coentros têm propriedades anti-séptico, anti-espasmódico, excitante, estimulante e cicatrizante.
É um bom estimulante da mucosa gástrica, pelo que se utiliza no tratamento de doenças do sistema digestivo e melhora as digestões lentas.
Utiliza-se para o tratamento dos problemas de gases.